Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

VINHO SEM NÓDOA

Partilha despretenciosa, simplesmente erguida pelo entusiasmo

VINHO SEM NÓDOA

Partilha despretenciosa, simplesmente erguida pelo entusiasmo

Prosecco vs prošek!

10.11.21 | manuel

proseco vs prosek.jpeg

Os produtores italianos de Prosecco, estão com os azeites por a Croácia pedir à União Europeia o reconhecimento do Prosěk. O primeiro é o famoso espumante espalhado pelos quatro cantos do mundo, com vendas astronómicos, já o Prošek é um vinho de sobremesa de cor âmbar produzido na região da Dalmácia da Croácia há gerações. O seu nome deriva da palavra que descreve o processo de secagem das uvas.

Todavia, o nome foi impedido em toda a UE desde 2013 por causa de objeções dos italianos. A parecença do nome a ser a principal razão, temendo, os italianos, a confusão do consumidor.  Em vez disso, o vinho tem sido comercializado sob o nome de Vino Dalmato. Não conformada, a Croácia tem batalhado para reverter essa decisão, sustentando que Prošek faz parte do património do país, que remonta a antes da época romana.

A irritação dos italianos, deve-se à Comissão Europeia ter dado sequência a um pedido recente da Croácia para que o prošek recebesse um estatuto especial ao abrigo das regras da Denominação de Origem Protegida (DOP) da EU, quando anteriormente já admitira que poderia haver conflito com o Prosecco. Pode-se ter por certo que esta disputa terá novos capítulos.

Em baixo, notícias relacionadas.

prosecco ou prosek a batalha

winemag